ROTEIRO DO LITORAL
Utilize o mapa abaixo
para navegar

 

Índice

portal

história da cidade

fotos

grandes personagens

instantâneos urbanos

arte e cultura

curiosidades

mapas

contato

 

 

 

   Praia de Camboinha

A praia de Camboinha fica a 18 Km do centro de João Pessoa, no município de Cabedelo. Com 1,80m de profundidade na maré baixa, é uma imensa piscina de águas muito transparentes graças ao cinturão de arrecifes ali existente. A praia é o ponto máximo durante o veraneio, onde a locação de residências triplica de preço.


Acervo: Google Imagens

 

Distando cerca de 1 Km da beira-mar de Camboinha, Areia Vermelha é uma coroa de areia represada pelo banco de coral ali existente, sobrassaindo durante a maré baixa. Até os anos 1970 somente algumas famílias veranistas costumavam se deliciar com o banho de sol e mar nas suas areias. De lá pra cá muito mudou. A dinâmica do trade turístico implementou carnaval próprio, shows com bandas, bares flutuantes e tudo o que se puder imaginar para vender. No verão há dificuldade para se situar com uma simples sobrinha de praia.
Para presevar a área foi criado o Parque Marinho de Areia Vermelha que, através de fiscalização, mantém alguma vigilância nesse sentido. Mas, não é o bastante. A mídia deve participar junto com o estado, visando estimular e educar a população pois, com frequência, são encontrados sacos plásticos, garrafas, latas de cerveja e contentores de isopor presos às pedras.


Foto-montagem: caroleig em arquivo original de Carla Carolina

 

Um domingo de sol em Areia Vermelha. Ao fundo, prédios dos bairros do Bessa e Manaíra.


Acervo: Google Imagens

 

TAGS

joao pessoa, roteiro das praias, camboinha, areia, vermelha, piscina, barreira de corais

atualizado: 19-Sep-2013